Somos Especializados para te ajudar

 NOSSA HISTÓRIA

Fundada no dia 01 de maio de 2000, Oficina de Gente é uma entidade nascida das reflexões e indagações do seu idealizador Ebenézer Vieira, que durante 18 anos foi usuário de drogas.

Olhando para o passado e livre da dependência química, próximo de completar 40 anos, passa a questionar com Deus o que poderia fazer com quase duas décadas perdidas no vício, um hiato em sua história e a resposta foi: cuidar de gente.

Em setembro de 1999, a Oficina de Gente estabelece sua comunidade terapêutica no ES, num sítio alugado e com apenas um voluntário para cuidar da propriedade.

O sucesso do trabalho reflete no crescente demanda de pessoas buscando ajuda e aponta para a necessidade de sair da informalidade e no inicio de 2000 é elaborado o Estatuto e tomada todas as providencias legais para a sua funcionalidade.

Novembro de 2002 a Associação foi declarada de Utilidade Pública em conformidade com a Lei 5.711.

A Oficina de Gente é agraciada, em 2003, com Menção Honrosa da Prefeitura de Vitória por serviços prestados a comunidade, Recebe o titulo de Utilidade Púbica do municipio de Vitória e no mesmo ano recebe a classificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) do Ministério da Justiça em conformidade com a Lei 9.790.

Durante estes 18 anos desde a fundação, a comunidade terapêutica acolheu mais de dois mil e quinhentos (2.500) residentes, realizou mais de dois mil (2.000) atendimentos ambulatoriais e ministrou cento e quarenta (140) palestras de Prevenção às drogas em escolas públicas, particulares e entidades de classe.

Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar que trabalham em turnos de 12 horas oferecendo acompanhamento personalizado e cuidados espirituais.

 

  Nossa Estrutura para o melhor atendimento

Equipe Multidisciplinar

1 Medica Especializado em Saúde Mental e DQ (15×15 dias)
1 Psicologa (3 x semana)
1 Enfermeiro (Responsável Tecnico) – (5 x semana)
1 Coordenador de operações
1 Nutricionista
1 Terapeuta Espiritual
1 Terapeuta Comportamental
1 Terapeuta NA/SPH
2 Monitores (7 dias da semana)
Conselheiros Voluntários DIARIAMENTE
1 Cuidador de Idosos (5 dias da semana)
Videomonitoramento 24hs

Área para triagem e observação COVID-19

O tratamento completo consiste em 3 blocos de 3 meses (9 meses no total)
– 3 meses em desintoxicação e adaptação;
– mais 6 para o tratamento aplicabilidade do tratamento terapêutico multidisciplinar e psiquiátrico

A Comunidade Terapêutica Oficina de Gente tem uma área de 11.000 m² com jardins, pomar, bosque e hortas orgânicas, que contribuem para uma recuperação mais saudável, num ambiente tranquilo e rodeado pela natureza.

 

Ebenézer Vieira nasceu em Vitória (ES), no dia 22 de setembro de 1956,  pai de três filhos, duas netas. Psicanalista Clínico, Psicoterapeuta em drogadição, capacitado pela Universidade de Brasília, Psicoterapeuta familiar, bacharel em Teologia.

A sua história começa a ser marcada aos dez anos quando fica órfão de pai e aos doze começa a ter experiência com drogas (cigarro, maconha e depois álcool).

O contato com a droga veio de forma natural, através de um amigo que residia no mesmo bairro e que representava o “cara esperto” da mesma idade, mais “descolado” que fumava maconha.

Desenvolveu diversos comportamentos irregulares que o levaram a contabilizar diversos revezes na vida pessoal, ja agora com três filhos. Diante dos conflitos gerado pelas responsabilidades X condutas reprováveis, depara-se com um grande conflito pessoal. Sabendo que não poderia continuar vivendo da forma que vinha até então, começa a refletir sobre sua vida.

O convencimento para mudar completamente a sua história vem quando ganha uma flanela do Dia dos Pais, escrito “Pai ensina-me o caminho”,  presente do primeiro filho . Isso o faz repensar toda a sua trajetória e ações. “Ele tinha apenas 6 anos, mas conseguiu me impulsionar para uma mudança completa. Onde estou pondo o meu pé, estou fazendo o caminho para o meu filho por os pés dele”.

Próximo de completar 40 anos passa a dialogar com Deus sobre aquele parêntese de 18 anos (12 aos 30 anos) de consumo de drogas e loucuras e se isso não servia para nada.

Um dia sentado observando os animais e conversando com Deus, sentiu o Espírito Santo falando com ele. “Num pasto a minha frente uma vaca defecava e aquilo esparramava e respingava por todos os lugares e a resposta para os meus questionamentos surgiu assim: ‘está vendo essas fezes? Não servirão para nada se apenas forem deixadas onde estão, porém se alguém as recolher e forem colocadas para secar, depois virem a ser misturadas como uma boa terra,  podem ser transformadas em adubo, que tornará a terra fértil para o plantio.’ Olhei para o passado e realmente, muitos dos meus atos se esparramavam e atingiam diretamente ou respingavam indiretamente nas pessoas e nas coisas que vivi, mas tinha a chance de recolher toda essa experiência e transformá-la em adubo na vida de outras pessoas”.

Endereço: Rua Da Pitangueira 726, Balneario de Carapebus, Serra, ES

Telefone:(27) 997094534

Whatsapp 27997094534

Instagram oficinadegente