Nossa História

 

Fundada no dia 01 de maio de 2000, Associação Beneficente Oficina de Gente é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos nascida das reflexões e indagações do seu idealizador Ebenézer Vieira, que durante 18 anos foi usuário de drogas.

Olhando para o passado e livre da dependência química, próximo de completar 40 anos, passa a questionar com Deus o que poderia fazer com quase duas décadas perdidas no vício, um hiato em sua história e a resposta foi: cuidar de gente.

Em setembro de 1999, a Oficina de Gente estabelece sua comunidade terapêutica no ES, num sítio alugado e com apenas um voluntário para cuidar da propriedade.

Objetivando levantar recursos para tocar a obra, reúne um grupo de amigos e simpatizantes da causa confeccionam panfletos informativos e adesivos e promovem os primeiros atos sociais da entidade usando pontos comerciais movimentados da grande Vitória.

O sucesso do trabalho reflete no crescente demanda de pessoas buscando ajuda e aponta para a necessidade de sair da informalidade e no inicio de 2000 é elaborado o Estatuto e tomada todas as providencias legais para a sua funcionalidade.

Novembro de 2002 a Associação foi declarada de Utilidade Pública em conformidade com a Lei 5.711.

A Oficina de Gente é agraciada, em 2003, com Menção Honrosa da Prefeitura de Vitória por serviços prestados a comunidade, Recebe o titulo de Utilidade Púbica do municipio de Vitória e no mesmo ano recebe a classificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) do Ministério da Justiça em conformidade com a Lei 9.790.

Durante estes 18 anos desde a fundação, a comunidade terapêutica acolheu mais de dois mil e quinhentos (2.500) residentes, realizou mais de dois mil (2.000) atendimentos ambulatoriais e ministrou cento e quarenta (140) palestras de Prevenção às drogas em escolas públicas, particulares e entidades de classe.

Atualmente, conta com uma equipe multidisciplinar que trabalham em turnos de 12 horas oferecendo acompanhamento personalizado e cuidados espirituais.

O Nome

 

O nome Oficina de Gente foi criado através de um ”insight” do fundador Ebenézer Vieira que durante uma viagem de carro entre o município de João Neiva e Vila Velha vinha ouvindo a banda Oficina G3 (banda brasileira de rock cristã) enquanto pensava sobre trabalhar com gente. Juntou as duas ideias: Oficina e Gente. Daí surge o nome Oficina de Gente.

 

Primeira Diretoria

 

Presidente: Nelsa Carvalho Trancoso

Vice: Neuza de Vargas Vieira Fraga

Primeiro Tesoureiro: Luciano Fonseca

Segundo Tesoureiro: Chistine C.T. Vieira

Primeiro Secretário: Iraneide Soares de Andrade

Segundo Secretário: Ariana Fonseca

 

Conselho Fiscal:

Silvio Pereira dos Santos

Leandro Salles de Carvalho

Valci Alves Gianisseli

Diretoria Atual:

Período: 11/10/2015 a 10/10/2019

Presidente: Ebenézer Vieira
Tesoureiro: Pedro Thimóteo de Almeida Couto Neto
Secretário: Victor José Carvalho Vieira
Pres. Cons. Fiscal: Eduardo Franco Emerick Junior
Vice Pres.C.Fiscal: Walter Augusto Fischer Rupf
Sec.Cons.Fiscal: Mauricio Antonio Gomes