Filosofia

/Filosofia

Nosso Trabalho se espelha em alguns personagens bíblicos:

Gideão: “Grandes conquistas com poucas pessoas”.

Juízes 6 – 7

“A gloria pertence a Deus sempre”

Gideão tem o seguinte perfil: altamente depressivo, bipolar, pessimista, que diz para Deus assim que recebe uma missão, “não posso fazer, não consigo, sou o menor da casa de meu pai, sou incompetente“.

Assim é com a maioria das pessoas e não foi diferente com o fundador, Ebenézer Vieira, quando se sentiu chamado para executar esse trabalho em 1995.

Da mesma maneira, muitos dos que passam pela Oficina de Gente, quando são desafiados a também se juntar para executar esse trabalho, tem contato com todo esse sentimento de incapacidade.

Porem, assim como Gideão, depois de fazer algumas provas, conclui que deve abraçar a tarefa de executar a missão, e depois de tudo realizado, conclui sabiamente que “dele mesmo, não poderia realizar nada“. Deus é quem fez.

Da mesma maneira é esse o espirito que a Oficina de Gente procura manter: Nunca se sentir a toda poderosa ou competente, apesar dos altos indices de recuperação que apresenta. Mas, credita a Deus a glória de ter sido aquele que fez tudo que é necessário na vida de alguém que se recupera.

 

Davi: “Homens desprezados, endividados e tristes de espirito se tornam comandantes de exércitos”.

I Samuel 22

“Na caverna de Adulão com 400 homens”.

Davi se junta com a pior especie de gente de Israel, convive com eles e os liberta de toda distorção de identidade que eles tinham de si mesmos. Não acreditavam em si mesmos porque ninguém depositava confiança neles mesmos. Assim é o dependente quimico: não é alguém de confiança.

Mas a missão da Oficina de Gente é resgatar a dignidade de cada um dos sobreviventes desse mundo cão que é o mundo das drogas que vêm se internar e recuperar sua vida de volta.

São sempre convidados a se juntarem ao trabalho da Oficina de Gente como uma forma de manter a sua propria recuperação e fazer algo de util com a sua “merda de vida” que agora pode se tornar “um adubo” util para outros.

 

Nemias: “Grandes realizações em curto espaço de tempo“.

Neemias 6. 15

“O muro de Jerusalém em 52 dias”.

Neemias: altamente comprometido com Deus, era escravo na corte, o homem de confiança do rei Ataxerxes. Uma de suas funções era provar o vinho e a comida primeiro. Um dia o rei percebeu que ele estava triste e perguntou o que estava acontecendo e Neemias contou lhe que a família estava sofrendo, pois os muros da cidade que viviam haviam caído e as portas queimadas, enfim, Jerusalém estava assolada. O rei se compadeceu da situação e perguntou do que ele precisava e ele respondeu: que precisava ser liberado para ir até os seus e de recursos materiais para reestabelecer as coisas. O rei proporcionou a Neemias os recursos físicos necessários, porém chegando lá ele encontra resistência entre os irmãos, procurando desmotiva-lo, mas apesar disso ele se manteve focado, usando numa mão armas para lutar e na outra as ferramentas para trabalhar. Ele executou a tarefa de levantar os muros de Jerusalém em 52 dias.

Assim também, muitas coisas acontecem rapido demais na Oficina de Gente. Basta o individuo permitir sua transformação.